Vivenciando alguns costumes da cultura Africana!
No mês da Consciência Negra as crianças da Casa São Roque vivenciaram alguns costumes da Cultura Africana. Tivemos brincadeiras, como Terra-Mar, Matakuza e Amarelinha Africana,
A primeira infância, período que corresponde aos primeiros anos de vida da criança, é a base para todas as aprendizagens humanas. É neste período que existe uma maior abertura para novas aprendizagens e desenvolvimento de hábitos alimentares, das habilidades cognitivas, sociais e emocionais do indivíduo, pois a criança absorve muitas informações que terão impacto ao longo de toda a vida.
O objetivo geral da Creche Casa São Roque é promover o desenvolvimento adequado de crianças em situação de vulnerabilidade social, entre 1 ano e 11 meses a 4 anos de idade, sob orientação de profissionais especializados na Educação Infantil, alimentação, proteção integral, educacional, psicológico e social, visando a sua completa integração na sociedade, em condições de virem a prover a própria subsistência.
Atualmente, a Casa São Roque atende gratuitamente 200 crianças provenientes de famílias de baixa renda, em risco social e afetivo, em regime integral (8:00hs às 15:00hs), 5 dias na semana, e, além da parte de desenvolvimento educacional, recebem quatro refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar), cesta básica, cuidados especiais com a higiene e saúde e recreação.
O projeto de Pais atua com ações que asseguram o bom aproveitamento da criança através da participação ativa da família. Atende, gratuitamente, pais, mães ou responsáveis de crianças, provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social, moradoras do entorno da instituição, que apresentam índices de exclusão social e vulnerabilidade juvenil da Cidade do Rio de Janeiro.
A proposta se concentra no fortalecimento de vínculos familiares, com o intuito de ajudar os pais, a auxiliar da melhor maneira possível o desenvolvimento dos seus filhos, juntamente com a participação da Casa São Roque. O planejamento das ações visa colaborar com as famílias, sendo um forte aliado na educação.
O Objetivo geral do Projeto de Pais é provocar o debate da temática da Assistência Social de crianças, adolescentes e também seus familiares, veiculada a um grupo permanente de discussão com pais e/ou responsáveis, garantindo um espaço de orientação, troca de conhecimentos, construção coletiva de saberes e fortalecimento de vínculos familiares, a partir da experiência de vida dos participantes e intervenções que favoreçam a transformação de ideias, atitudes e na formação ou fortalecimento do caráter individual de cada indivíduo.
No mês da Consciência Negra as crianças da Casa São Roque vivenciaram alguns costumes da Cultura Africana. Tivemos brincadeiras, como Terra-Mar, Matakuza e Amarelinha Africana,
O Natal Solidário da Casa São Roque voltou para aquecer nossos corações. As 200 crianças atendidas ficarão em casa no período do Natal e Ano